sábado, outubro 09, 2010

ir ao fundo, vir à tona


o meu exemplar do Livro do desassossego está há uns anos estacionado em segunda fila, com a lombada voltada para dentro, porque não quero "desassossego", em garrafais, a espreitar da estante para o meu quarto. fica a capa em gabardine, de lado, com o Pessoa a caminhar e o título em letras mais pequenas, num ângulo com menor projecção. visito o livro de quando em quando. é um lugar importante, mas não o quero como ideia pregnante nos meus dias.

cheguei há uma hora do TNSJ, onde o desassossego de j. botelho está em exibição.
sem sono, molhada pela tromba de água que regou a viagem de regresso, ainda preciso de dormir, para o meu íntimo processar a informação sem vigilância. embora tivesse gostado de quase tudo que vi e tenha admirado o modo como a deslocação (neste caso, prefiro esta palavra a adaptação) para cinema foi feita, não consigo deixar de sentir uma falta: a conversão do abismo em luz.

não tresleiam, senhores, por favor. nada disto tem que ver com este filme, exclusivamente, ou com o realizador. não seria, aliás, muito razoável olhar uma obra ao metro, medindo-a pelo que não tem, só porque eu o procuro. quero repetir que, tendo em conta o que é a base literária, o filme tem uma sintonia justa e uma fotografia a que me rendi por completo, aliás, outra coisa não esperava eu do realizador. a questão que levanto parte deste para qualquer outro artefacto e é uma procura constante da minha parte: gostava de ver caminhos que devolvessem a superfície ao mergulho constante no negrume, na angústia, no tédio e num esvaziamento de sentido profundos.

alguém há-de pensar que fico à espera de um final feliz com bordados de clássico-ao-domingo.

não.

se a existência também é sombra, tal não pode nunca ser ignorado. ando apenas à procura de ver a regeneração (que implica, naturalmente, uma destruição prévia) a ser explorada com tanta mestria e detalhe como o enjoo e a agonia.
sempre à espera.

bom fim-de-semana.