sábado, março 21, 2009

a corte do norte
a atmosfera visual conseguida por joão botelho ao longo de todo o filme, quer no recorte natural das falésias, quer nos detalhes cénicos, quer na preocupação plástica com a orientação das personagens, dispostas numa autêntica arrumação pictórica, terá sido o que absorvi com maior desvelo. não deixem o filme sair do cartaz, porque é realmente numa tela que faz sentido que seja visto.
sobre o texto agustiniano, é-me difícil falar. queria sublinhar quão bem senti as sucessivas gerações familiares articuladas. estava com saudades de um encaixe narrativo assim. sei que é impossível ficar imune à acuidade com que a escritora traz o lado perverso e fraco da condição humana à superfície. reconheço que é notável, mas exactamente por haver tanto rigor e expressividade no recorte da dimensão, digamos, oxidada das almas é que, creio eu, se faz sentir a necessidade de um contraponto, de uma transcendência ou indício de transcendência do trágico. não é a finais felizes envernizados que me refiro. penso apenas na sugestão de caminhos para a superação. num esboço de regeneração do que parece perdido. temos a lição da maldade bem sabida no íntimo, e naturalmente que tem de haver espíritos que ousem e saibam radiografar o negrume, porém, se só pelo negrume se fica, ao invés de nos conseguirmos iluminar em relação à nossa mais profunda condição, também nós escurecemos. soçobramos de azedume.
não quero alimentar esta operação, achando-me no direito de estar na poltrona e apontar o que falta e o que poderia ser a obra de outrem. que isto seja tomado como a simples impressão de quem não pode esconder que saiu da sala com água no coração*. e daqui me vou imediatamente, que são horas de dormir ->
* acho que foi com o garcía márquez que aprendi esta, mas a memória atraiçoa-me, perdão pela falta de rigor... scriptor volat, verba manent!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

hoje optei pelo gran torino, mas a corte do norte tb esta na lista, sobretudo pela Ana Moreira - o resto vira naturalmente ..:)

bjs

Espectro

:)

22 março, 2009 23:51  
Blogger icendul said...

tlvz guarde um espacinho para o clint, tb. a tua anita portou-se bem, mas não saí muito bem disposta do filme.vai ver e dps conversamos*

23 março, 2009 16:28  

Enviar um comentário

<< Home