quinta-feira, fevereiro 28, 2008

tpc
desafiada por este senhor, deixo aqui o meu elo para a corrente da dúzia verbal eleita que por aí circula: escolher doze palavras significativas e com elas redigir um texto ou, mais batoteiramente, fazer uma listagem e explicar o porquê da escolha. é suposto intimar outras almas a seguir o desafio. ora, a minha costela liberal e esquiva a protocolos, limita-se a dar continuidade à cadeia, deixando ao arbítrio dos leitores interessados, prolongar ou não o jogo, com um novo postelo (post+elo) se for essa a vontade. o convite é aberto a qualquer leitor.
a Luz molhava o pequeno copo em cima da mesa que, mesmo vazio e enxuto, fazia disparar um reflexo para a retina, comparável ao ondular da água das piscinas, que se costuma perceber mesmo numa parede ao lado, sem ser preciso olhar. isto lembrava-lhe de quão difícil é fazer TATEWAKE - em japonês, perto de um sentido deste género: discernir o que é correcto e o que é errado, em absoluto, sem ambiguidade - verbo em ponto de fuga difuso... é tremenda a opção judicativa com que somos obrigados a carimbar as situações; entre haver água naquele copo azul ou não, a diferença era quase imperceptível. o frio da manhã contra a pele, cerrava-lhe os poros, mesmo assim, permaneceu sem casaco, talvez despertasse mais depressa. sobrara-lhe uma lente de contacto, avulsa, sem par para o olho esquerdo, pelo que saiu à mercê do enevoado míope que lhe embaciava o redor, por lhe faltar vontade de sentir uma presença alheia ao corpo, como são sempre os óculos. se passasse algum vizinho, o cumprimento seria retardado pelo compasso de certificação de identidade. conhecido que era o seu quid de distracção, pouco se importou com o facto. enquanto caminhava, desarticulava uma tangerina em gomos que ia comendo devagar. quando regressasse a casa, era prioritário decidir onde ficaria aquela peça a cinzel que lhe haviam oferecido, para que ganhasse pó num dos mais nobres sítios da casa.
dixi.

9 Comments:

Blogger E. A. said...

Que interessante, Icendul! O jogo e as palavras escolhidas por ti, que são como que notas do modo em Ser maior!

As minhas preferidas são Verbo e quid. No fundo, talvez o mesmo: a essência. :)

28 fevereiro, 2008 16:05  
Blogger icendul said...

podes continuar a cadeia em tua casa, o jogo é extensível a quem quiser:)

[espero que o fechar de portas ao link de comentários não se deva a nenhum episódio menos bom. começo a ver mts bloggers a optar por essa via, pelas razões mais incómodas]

28 fevereiro, 2008 18:03  
Blogger E. A. said...

Sim, por acaso ontem tive uma visita menos agradável, para n dizer mesmo bossal... a propósito de um post do Francisco (http://cyberdemocracia.blogspot.com/) sobre a discussão professores vs. Ministra... Enfim, a internet desperta o "mais feio", apesar do meu blog ser apologista do contrário... ;)

Vou pensar nisso :)

28 fevereiro, 2008 21:36  
Blogger E. A. said...

é boçal!

sorry :)

28 fevereiro, 2008 22:30  
Anonymous Anónimo said...

Lembram-se da pré-história da blogosfera portuguesa (guerra do iraque, coluna infame vs. barnabé, etc)? Discutiu-se muito, então, esta coisa dos blogues com comentários e dos blogues sem comentários. Pelo meio, os bloggers de esquerda iam insinuando que a proibição de comentários livres era uma coisa de Direita (leia-se: fascistoíde). Preconceito ideológico, já sabemos. Mas à mulher de César, etc...
Como participei com algum entusiasmo nesse debate das origens da blogosfera, estes comentários fizeram-me voltar ao tema. E de uma coisa estou absolutamente convencido: a lama dos comentários não salpica senão os seus autores, de maneira que isso de proibição de comentários, não sendo de direita é, no mínimo, lamentável.

29 fevereiro, 2008 21:57  
Anonymous Anónimo said...

Olá querida irmã de Luz,eu yokoshi que tão bem conheçes, gostei do li, desejo-te Boa Sorte, na concretização dos teus objectivos, pessoais e profissionais. Beijos da irmã Fénix que te tem em grande estima:)ykkzsjp

01 março, 2008 11:44  
Blogger icendul said...

caro anónimo:

sou dessa mesma opinião, bem ilsutrada pela imagem da lama - a autoria e o boomerang. no entanto, se o insulto ou o ataque gratuitos forem constantes, entendo que há quem se possa cansar. outros casos, mais raros, mas efectivos serão os da "espionagem biográfica" mais reles, através da avaliação das conversas que os bloggers descontraidamente têm uns com os outros, do escarafunchar do tipo de ligações que os unem, enfim... é lamentável e telenoveleiro, mas o que é facto é que já soube de casos desses.

mana fénix: é sempre bem-vinda aqui à casinha.obrigada pela visita. bjns*

01 março, 2008 13:25  
Blogger un dress said...

dar as mãos das palavras :)

02 março, 2008 11:33  
Blogger carteiro said...

e venho aqui, finalmente, para deixar escrito o agradecimento pela aceitação do desafio... ou do postelo :)

e muito me agradou esta mais-que-parcialmente invulgar "dúzia verbal"!

foi, sinceramente, um prazer :)

11 março, 2008 01:23  

Enviar um comentário

<< Home