quinta-feira, dezembro 27, 2007

post-it
podem ser precisas várias noites, mas resulta. adormecer com uma dúvida perguntada a um qualquer canto do nosso íntimo, mais directamente conectado com o divino. acorda-se com uma espécie de pensamento ditado: faz isto pensa assim vai ali não adies sem medo cautela com aquilo... a resposta chega. a frequente simplicidade com que vem a solução desarma o cuidado em que se anda. para os próximos tempos, tenho uma dessas recomendações bem presente, nada de novo, talvez apenas mais premente: coa bem os fulgores, com os dedos a proteger e a enlucidecer os olhos; olha bem para as luzes mais pálidas, aparentemente mais pálidas. não fosse o frigorífico de família, colava já isto num post-it fosforescente.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

uma bela noite de sono aclara dúvidas; faz-nos admirar da tal simplicidade que turbamos com vendas pretas ao olhar :p
joão*

ps: "coa bem os fulgores" frase para 5 estrelas

27 dezembro, 2007 22:52  
Blogger icendul said...

"vendas pretas"
cof!
cof!

29 dezembro, 2007 13:09  
Blogger lupuscanissignatus said...

Magnífica prosa.

De "enlucidecer" o olhar. E os sentidos...

Venha a dúvida! :)

01 janeiro, 2008 23:10  
Blogger André Dias said...

porquê a um qualquer canto do nosso íntimo mais directamente conectado com o divino? procuras descrever o acto de rezar ao adormecer? e as respostas chegam-te uma manhã sob a forma de poemas incitantes? muito bonito (mesmo para um não-crente nessa forma de divino)

14 janeiro, 2008 02:54  
Blogger icendul said...

referia-me ao pedido de orientação através da oração, sim. não pensaria em poemas, apenas em intuições que tanto terão de incitantes como de inibidoras - ou incitantes pela proporção inversa, se quiseres.a complexidade da angústia ou da dúvida vai condicionar o modo como essa orientação se instala: se ganha logo raízes seguras ou se começa por ser uma hipótese ainda não destacada de outras.
e claro que há perguntas que serão sempre os nossos "clássicos" irrespondidos:)

neste post, referia-me sobretudo a pequenos passos dentro da narrativa pessoal.

14 janeiro, 2008 11:54  
Blogger André Dias said...

intuições então que soam como poemas (as melhores). incitantes ou inibidoras, parece ser mais difícil distingui-las do que se espera... sobretudo pequenos passos dentro da narrativa pessoal [quando procuro responder àquilo que escreves, dou por mim a repetir algumas das tuas frases, como se possuissem uma qualquer magia encantatória, que a repetição promoveria :) ], esses passos pequenos que fazem a parte maior da singularidade de uma pessoa, aquilo que verdadeiramente a define. a importância da pequenez, pois

14 janeiro, 2008 23:36  

Enviar um comentário

<< Home