segunda-feira, outubro 29, 2007

Penso que só há um caminho para a ciência ou para a filosofia: encontrar um 'problema', ver a sua beleza e apaixonarmo-nos por ele; casar e viver feliz com ele até que a morte nos separe - a não ser que encontremos um outro 'problema' ainda mais fascinante, ou, evidentemente, a não ser que obtenhamos uma solução. Mas, mesmo que obtenhamos uma solução, poderemos então descobrir, para nosso deleite, a existência de toda uma família de 'problemas-filhos', encantadores, ainda que talvez difíceis, e para cujo bem-estar poderemos trabalhar, com um sentido, até ao fim dos nossos dias.

Karl Popper

4 Comments:

Blogger carteiro said...

Primeiro tentei refutar esta ideia, mas depois apercebi-me que me deparo do mesmo lado. Não pode ser a paixão, em tempos, como uma tormenta que nos fascina, cheia de ambiguidades e na qual, no fim de todas as coisas e de todos os fins, vemos que foi bom que tenha acontecido?

29 outubro, 2007 23:13  
Blogger icendul said...

:) e para além disso, eqto o problema ainda é problema, há um lado belo na irresolução e na dúvida. a angústia pode converete-se em busca amplificadora, em sentido.

30 outubro, 2007 16:53  
Blogger carteiro said...

E quantas são as vezes essa irresolução nos traz dor? E as tormentas da dúvida... E um dia chegamos a um fim. Rimo-nos dessa angústia que sentimos antes, e sentimos agora que somos mais do que éramos. Somos a soma das nossas procuras transformadas. E não nos podemos preocupar, suponho, com a estagnação. Pois, mais tormentas virão :)

01 novembro, 2007 01:01  
Blogger un dress said...

pois ...será?!

05 novembro, 2007 20:08  

Enviar um comentário

<< Home