sexta-feira, dezembro 08, 2006


um comboio


um comboio é um lugar ou um não-lugar? é estático, mas move-se, é dinâmico, mas de base estática: bancos, janelas, portas, tecto amovíveis: fixos. se calhar, pode ser o neutro de ser um lugar e um não-lugar. não sendo um lugar, é uma pluralidade deles, fragmentado em estações ao longo do fio da linha. sendo um lugar, é uma plataforma de caras, cheiros, topos de cabeças recortados pelo encosto da frente e ideias a grande velocidade. as minhas, as dos outros, as minhas sobre os outros, a dos outros sobre mim.
é normal que também o meu espírito se comporte de modo bifurcado. se adormece profunda e quase continuamente até à meta de desembarque, materializando-se num corpo estático, é um não lugar para a consciência, ou porque durante o sonho se desloca num qualquer sentido e disso tem memória - de que não permaneceu num mesmo lugar -, ou porque de nada se recorda e é uma mistura entre a consciência de que há sempre sonho e dinamnismo durante o sono e a ausência de referências e imagens de um caminho onírico percorrido. se o espírito permanece desperto, é um lugar de pernas e nádegas, entalado no assento que o bilhete dita e um não-lugar a percorrer com a visão o redor e o exterior desfocado pela visão.
hoje vim desperta a ler o brinde inesperado que me caiu em mãos antes que entrasse para o comboio: a mãe na poesia portuguesa, uma antologia de albano martins, ed. Público.

8 Comments:

Blogger icendul said...

LoL
cuidado com gosto do pica, que é lugar com autoridade para pôr passageiros borda fora!*

09 dezembro, 2006 21:33  
Blogger Yashmeen said...

O comboio é um lugar de encontros e desencontros, ou de não-encontros quando queremos.

10 dezembro, 2006 19:42  
Anonymous Anónimo said...

Qual carrocel de alices e países encantados, em movimento perpétuo, tal qual a viagem em carruagem de seda ao luxo barroco tua placidez felina.
*

11 dezembro, 2006 22:25  
Anonymous Anónimo said...

Adoro andar de comboio... Anda quase sempre duas ou três vezes por semana, mas ir até ao Porto de comboio foi a melhor até hoje...

Ás vezes nem leio, nem faço nada mais senão distrair-me na paisagem e no pensamento. :)

14 dezembro, 2006 04:02  
Anonymous Anónimo said...

Adoro andar de comboio... Anda quase sempre duas ou três vezes por semana, mas ir até ao Porto de comboio foi a melhor até hoje...

Ás vezes nem leio, nem faço nada mais senão distrair-me na paisagem e no pensamento. :)

14 dezembro, 2006 04:04  
Anonymous Anónimo said...

Adoro andar de comboio... Anda quase sempre duas ou três vezes por semana, mas ir até ao Porto de comboio foi a melhor até hoje...

Ás vezes nem leio, nem faço nada mais senão distrair-me na paisagem e no pensamento. :)

14 dezembro, 2006 04:04  
Blogger icendul said...

sr veiga:

há que triplicar que é bom viajar até ao porto:P sou mesmo de lá: com um pé do lado da invicta propriamente dita e outro do lado de gaia, onde moro.

razões escolares prendem-me, neste momento, a lx, pela qual tb tenho um fraquinho [mas é melhor não o dizer em voz alta, se não, qualquer dia não deixam reentrar em casa. aliás, acrescentemos aqui uma didáscália >>(em voz baixa)]

15 dezembro, 2006 11:47  
Anonymous Anónimo said...

sr veiga! hehe! :p só agora é que reparei que tinhas respondido (e que o meu post apareceu repetido!) :p

Ah! Do Porto, hein?! Isso é que é de valor! Bem, as francezinhas dão cabo de mim!

Pois... viagenzinhas para o Porto são boas mas ficam um bocadinhos caras pó pessoal estudante :p Só mesmo de quando em vez! Sabes como é: hotelzinho e tal e comer fora! Não há pobre que aguente! ;) :p

21 dezembro, 2006 15:17  

Enviar um comentário

<< Home